Quinto Encontro do Ciclo de Debates do CAAP: "O papel da informação e da tecnologia no enfrentamento da crise do Coronavírus"

Home office, EAD, videoconferências, e-mails, noticiários, lives, cursos, streaming... A crise em função do novo Coronavírus veio para nos fazer reavaliar a nossa experiência geral com ciberespaço.
Se a maioria já intuía que essa fusão entre real e virtual era inevitável, hoje aqueles privilegiados de estarem digitalmente incluídos notaram que esse entrelaçar de mundos não é só um processo, mas fato consumado.
A imposição de vivermos cerrados em nossos espaços privados fez com que a esfera pública migrasse ainda mais para as telas nas ágoras do Twitter, Zoom ou Whatsapp. Mas não podemos esquecer também de como os últimos anos têm sido pautados pelos paradigmas da pós-verdade, das notícias falsas, da desinformação, da descrença na ciência e conspiracionismo. Não obstante estarmos no ponto histórico-civilizacional mais informatizado e transparente, estamos também em uma era de misticismos.
Nesse sentido, o Jornalismo e a grande mídia estão na sua maior crise enquanto poderes democráticos, no preciso momento de calamidade - sanitária e política - onde sua ação se faz mais necessária.
Tendo em vista esse cenário, o CAAP vem convidar a todos para o quinto de ciclo de debates sobre o COVID-19 e a outra face da crise. Para o próximo encontro o tema d'O PAPEL DA INFORMAÇÃO E DA TECNOLOGIA NO ENFRENTAMENTO DA CRISE DO NOVO CORONAVÍRUS é posto em discussão.
Contando com a ilustre participação do Prof. Dr. David Francisco Lopes e da jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas, Alessandra Melo.