Dúvidas sobre o Ensino Remoto? O Colegiado da Faculdade de Direito responde:

25/07/2020

1-Se o aluno realizou sua matrícula no início do semestre e não deseja realizar nenhuma alteração ( cancelamento ou inclusão de disciplinas) qual providência deve tomar? NENHUMA. As matrículas realizadas no início do semestre letivo estão PLENAMENTE VÁLIDAS. 

2-No período de "matrículas" que se inicia em 27/07 o que será possível aos alunos solicitar? No dia 27/07 inicia-se um período para INCLUSÃO de novas disciplinas na grade de matrículas dos alunos. NÃO se trata de período de acerto de matrículas. Será possível a solicitação de inclusão de disciplinas COM VAGAS DISPONÍVEIS. A lista com tais disciplinas está disponível no site do Colegiado. Para as disciplinas de TCC não existe limite de vagas. Também será possível solicitar o cancelamento de disciplinas em que os alunos estejam matriculados e que por algum motivo não desejam cursar no semestre em curso. ATENÇÃO: Não será possível condicionar o pedido de cancelamento de matrícula à aprovação de pedido de inclusão de outra disciplina pois os pedidos serão lançados pela Seção de ensino em momentos diferentes. Então pode acontecer de um aluno solicitar o cancelamento de uma disciplina pois deseja incluir outra disciplina e NÃO conseguir vaga na disciplina solicitada. Todo o processamento da inclusão e de cancelamento deverá ser realizado manualmente pela Seção de ensino pois o SIGA não será reaberto para os alunos. 

3- O aluno de determinado turno pode solicitar o cancelamento de uma disciplina em que já se encontra matriculado para solicitar a inclusão da MESMA disciplina em outro turno? NÃO. O período não é para acerto de matrículas mas apenas para inclusão e cancelamento de disciplinas. 

4- Serão ampliadas as vagas nas disciplinas para possibilitar um maior número de alunos nas turmas? NÃO. A oferta do início do semestre permanece. As turmas permanecem com as vagas originais. Devemos lembrar que as atividades dos docentes vão muito além das aulas (elaboração e correção de provas, de trabalhos, etc). Os professores não têm condições de manter turmas com maior número de alunos principalmente porque também os docentes estão se adaptando ao novo sistema do Regime remoto emergencial. 

5- Será possível a matrícula em eletivas para a retomada das aulas ? SIM. Os alunos devem verificar diretamente junto aos Colegiados ofertantes se existe oferta de vagas. A matrícula em eletiva depende de oferta e do número de vagas disponíveis. 

6- Em virtude do sistema de Ensino Remoto Emergencial será possível a matrícula em disciplinas com horários conflitantes? NÃO. O regime remoto emergencial não se confunde com ESD e prevê encontros síncronos ( nos mesmos dias e horários previstos originalmente para as aulas presenciais). 

7- É possível a matrícula em um número menor/maior de créditos do que aquele previsto nas Normas Gerais de graduação? SIM. A resolução CEPE 02/2020 que trata do ensino remoto emergencial permite a flexibilização do número mínimo e máximo de créditos em que o aluno deve estar matriculado. 

8- Se o número de pedidos de inclusão de determinada disciplina for maior que o número de vagas qual o(s)critério(s) de preferência para a matrícula. Permanecem os mesmos critérios da matrícula inicial: 1)curso; 2) maior CH integralizada; 3) média de NSG; 4) previsão em plano de ensino; 5) menor número de reprovações; 6) último NSG. 

9- O aluno que está retornando de intercâmbio poderá se matricular normalmente? SIM, os alunos intercambistas poderão realizar sua matrícula. 

10- Até quando irá valer o Regime Remoto Emergencial? Não sabemos. A UFMG somente retornará quando as autoridades sanitárias permitirem. 

11- É possível a matrícula em disciplina de período mais adiantado do que o período regular do aluno? SIM, respeitado o limite de até dois períodos acima e desde que existam vagas. 

12- O que é e como será o Exame de comprovação de conhecimento? Trata-se de uma prova realizada por alunos com a finalidade de conclusão da disciplina sem a vinculação à determinada turma. A prova é formulada por banca composta por três docentes do departamento ofertante. A matéria do exame é toda aquela constante da ementa da disciplina. ATENÇÃO: para a realização do exame será necessário o cancelamento da matrícula do aluno na referida disciplina e CASO OCORRA A REPROVAÇÃO NA PROVA NÃO SERÁ POSSÍVEL CURSAR A DISCIPLINA NO MESMO SEMESTRE EM QUE O EXAME FOI REALIZADO. Segundo a PROGRAD o formulário para requerimento do exame estará disponível no dia 27/07. 

13- Os demais prazos do calendário do 1º semestre letivo de 2020 ainda dependem de novo calendário acadêmico a ser aprovado pelo CEPE.