O que é um Centro Acadêmico?

Um Centro Acadêmico é um órgão de representação dos estudantes de nível superior de um curso específico. É o núcleo central de toda a rede de Movimento Estudantil, promovendo o diálogo com os estudantes das salas de aulas universitárias.

Os Centro Acadêmicos foram regulamentados pela pela Lei Federal nº 7.395 de 31 de outubro de 1985, reconhecido pelo Código Civil Brasileiro como associação sem fins lucrativos.

"Art . 3º - Os Diretórios Centrais dos Estudantes - DCEs são entidades representativas do conjunto dos estudantes de cada instituição de ensino superior.

Art . 4º - Fica assegurado aos Estudantes de cada curso de nível superior o direito à organização de Centros Acadêmicos - CAs ou Diretórios Acadêmicos - DAs como suas entidades representativas.

Art . 5º - A organização, o funcionamento e as atividades das entidades a que se refere esta Lei serão estabelecidos nos seus estatutos, aprovados em assembléia-geral no caso de CAs ou DAs e através de congressos nas demais entidades" (Lei Federal nº 7.395/1985)

Suas funções são muito diversificadas. Algumas delas são: a organização de atividades acadêmicas extracurriculares, recepção de calouros, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes, mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes, promover representação em câmaras departamentais de seus respectivos cursos e etc.